Importância de Compartilhar Conhecimento: O texto enfatiza que todo o conhecimento adquirido ao longo da vida deve ser compartilhado para ter valor, destacando a necessidade de se atualizar e adaptar na era digital.
Advocacia Digital Verdadeira: A verdadeira advocacia digital não é apenas sobre automatização de processos e armazenamento em nuvem, mas envolve uma transformação mais profunda e uma adoção completa da tecnologia moderna, incluindo a Inteligência Artificial.
Mudanças no Direito com a Tecnologia: A implementação do Processo Eletrônico trouxe mudanças disruptivas no Direito, e a Inteligência Artificial é a inovação mais recente que promete transformar ainda mais a prática jurídica.
Competitividade e Adaptação: Advogados que dominam novas ferramentas tecnológicas serão competitivos frente aos escritórios tradicionais, enquanto aqueles que resistem às mudanças e se prendem ao passado correm o risco de colapsar.
Resistência à Inovação: Assim como a introdução da roda enfrentou resistência, a inovação tecnológica na advocacia encontra desafios devido ao desconhecimento, medo do novo e ego. A adaptação é essencial para permanecer relevante no mercado jurídico atual.
De nada adianta todo o conhecimento adquirido durante a vida se eu não puder compartilhar.
Vamos falar agora da Advocacia Digital, a verdadeira, e não aquela de um SISTEMA automatizado que captura processos, atualiza andamentos automáticos, salva documentos na nuvem, reúne alguns livros, pesquisa algumas jurisprudências, e ainda assim usa papel e impressão, com sistema ou controle em Excel de centro de custo do cliente.
Já adianto: quem trabalha dessa maneira está ficando para trás, da mesma forma que ficou quem, ao surgir a impressora, continuou usando máquina de escrever com carbono.
Depois da implementação do Processo Eletrônico, o Direito passou por muitas mudanças, todas disruptivas, e a mais atual é a Inteligência Artificial. Pasmem, muitos têm medo de utilizar essa ferramenta, que nasceu para auxiliar a Advocacia. Se você não sabe ou não quer saber como funciona, tenha certeza de que está ficando para trás.
O advogado que dominar essas novas ferramentas concorrerá de frente com os escritórios tradicionais e as grandes bancas. Agora, quem se recusar perderá mercado, ficando preso no passado. Pode até dar certo, mas em algum momento entrará em colapso, pois o novo advogado nasce na era mais tecnológica do mundo moderno.
A natureza humana tem medo da novidade. Fico imaginando quando surgiu a roda. Acredito que, naqueles tempos, existiram pessoas dizendo:
Roda pra quê? Isso tornará o ser humano preguiçoso, burro, vai esquecer como anda!
Roda, aqui nas minhas terras, quem andar com roda será banido!
Comerei o fígado se souber de alguém da minha família usando a roda!
Imaginem todas as aplicações possíveis da IA, principalmente nos diagnósticos na área da Saúde.
Mas acredite, atualmente existem pessoas e locais que não admitem o uso da tecnologia, principalmente da IA, por desconhecimento, medo do novo ou simplesmente o ego.
Agora, como tudo que é novo assusta, voltemos ao nosso Direito e ao processo digital. O pessoal do “xerox” que não se atualizou perdeu a profissão da noite pro dia em uma velocidade absurda. Alguns aprenderam a digitalizar processos e criaram negócios com data certa para morrer.
Sem mais delongas, vamos falar agora da Inteligência Artificial… CONTINUA
Interessante pensar como a inovação sempre encontrou resistência ao longo da história, mas também impulsionou grandes avanços.
Siga minhas redes sociais para ler a continuação